Our social:

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

A saga Samurai X

 


A saga Live Action "Samurai-X" se tornou um grande sucesso e bomba também na Netflix com a estreia de dois filmes recentes da saga. "Samurai X: O Final" e "Samurai X: A Origem" continuam a trilogia live-action lançada entre 2012 e 2014.


A franquia já contava com os filmes: "Rurouni Kenshin", "Samurai X: O Inferno de Kyoto" e "Samurai X: O Fim de uma Lenda", e está espalhada em dois serviços de streaming e fora de ordem, por isso, ajudamos você a saber por onde começar a assistir e onde está cada filme.

Para quem não sabe, "Samurai X" é uma série de mangá criada pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptada em anime e finalmente em live-action.


A série é ambientada nos primeiros anos da Era Meiji, que começa no ano de 1867. Na trama, durante 10 anos Kenshin vagou pelo Japão até encontrar abrigo no Dojo Kamiya, onde a jovem Kaoru Kamiya lecionava kendo no estilo Kamiya Kashin (Espada para a Vida).


Kenshin Himura, agora um pacífico espadachim que prometeu nunca mais matar, terá que voltar a lutar para enfrentar velhos e novos inimigos.
 
 

CRONOLOGIA 


Como acontece com outras séries, a ordem de lançamento dos filmes e a ordem cronológica da história são bem diferentes. Só para variar, eu vi essa série em uma ordem toda atrapalhada! 😀

ORDEM DE LANÇAMENTO                                            ORDEM CRONOLÓGICA
Samurai X - O Filme (2012)                                                 Samurai X - A Origem
Samurai X - O Inferno de Kyoto (2014)                               Samurai X - O Filme
Samurai X - O Fim de Uma Lenda (2014)                           Samurai X - O Inferno de Kyoto
Samurai X - O Final (2021)                                                  Samurai X - O Fim de Uma Lenda
Samurai X - A Origem (2021)                                              Samurai X - O Final
 

 

A HISTÓRIA



Durante 10 anos Kenshin vagou pelo Japão até encontrar abrigo no Dojo Kamiya, onde a jovem Kaoru Kamiya lecionava kendo no estilo Kamiya Kashin Ryuu (Espada para a Vida). 
 
A errante caminhada do jovem ronin tinha um propósito: A expiação pelas inúmeras mortes que causara durante o Bakumatsu (fim do bakufu/shogunato) quando era um hitokiri (assassino retalhador) a serviço da Ishin Shishi (monarquistas que desejavam a restauração do governo para as mãos do imperador) do feudo de Choushuu
 
Nessa época, Kenshin ficou conhecido como "Hitokiri Battousai" (人斬り抜刀斎 - Battousai, o retalhador) por sua grande habilidade com o Battoujutsu. Mesmo com a vitória dos monarquistas que culminou na derrubada do Xogunato Tokugawa, dando origem a Era Meiji, Kenshin, arrependido pelas inúmeras vidas que tirou, decide nunca mais matar. Mesmo terminando sua longa jornada, o ex-hitokiri terá de brandir novamente sua Sakabatō (espada de gume invertido) para enfrentar novos e velhos inimigos.

Entre as classes de guerreiros do Japão feudal, Kenshin ficaria melhor definido como um ronin ou "rurouni" que segundo Watsuki, significa "andarilho" (a palavra "rurouni" não existe propriamente em japonês; na verdade é um trocadilho do autor com a palavra ronin), portanto o título da série poderia ser traduzido como "Kenshin, O Andarilho"
 

 

MANGÁS

 

 
A série apareceu pela primeira vez como um par de pequenas histórias publicadas de forma esporádica, ambas são intituladas "Crônicas de um Espadachim da Era Meiji" publicadas entre 1992 e 1993 na revista Weekly Shōnen Jump Special da editora Shueisha. Em 1994, Watsuki criou uma versão definitiva que foi publicada na Weekly Shōnen Jump e concluída em 1999, na qual a série de anime é baseada. 
 
O mangá consiste de 28 volumes encadernado (ou 28 tankōbon). Em 2000, foi lançado "Yahiko no Sakabatō" (A Sakabatou de Yahiko). Essa história, não inclusa na coleção de tankōbon, foi publicada apenas no Japão e no Brasil, e mesmo no país de origem permanece inédita como encadernação. No mangá, a história de Kenshin é dividida em três grandes sagas: Tóquio, Kyoto, e Jinchuu (Justiça dos Homens). Das três, apenas a Jinchuu não foi animada.

Foi anunciado em abril de 2011 pela revista Jump Square (publicação semanal da editora Shueisha) que está em produção uma nova série de anime para a obra, cujo primeiro capítulo foi lançado em 2 de maio de 2012. 
 
O mangá foi colocado em um hiato indefinido após a prisão de Watsuki em novembro de 2017, sob acusação de posse de pornografia infantil.
 
 

ANIME 

 


 
 
A série de TV, que se passa durante os primeiros anos da Era Meiji e mostrando o começo de um romance entre Kenshin Himura e Kaoru Kamiya
 
De um total de 95 episódios (mais um especial), a série em anime é dividida em três sagas, com os 27 primeiros episódios formando a saga de Tokyo, seguidos pela saga de Kyoto (ou de Shishio), que se estende do episódio 28 ao 62. Os episódios restantes (63-95) não são baseados no mangá original, sendo criação original do estúdio.

Em 2006 foi lançado o episódio 96 ou complemento do 95, que consiste em uma faixa de três minutos, onde aparece Kenshin no jardim do dojo refletindo e Kaoru cochilando na varanda, depois vem uma segunda cena que se passa alguns anos depois, onde aparece Kenji (filho de Kenshin e Kaoru) brincando no jardim enquanto Kenshin e Kaoru (com a aparência mais madura) o observam sorrindo. Sendo essa faixa a última cena do anime e fim definitivo da história.

Rurouni Kenshin veio para o Brasil no final de 1999, trazido de surpresa pela Rede Globo, tendo exibido a série até meados de 2000. Porém uma série de problemas aconteceram durante a exibição pela emissora carioca. 
 
Várias cenas violentas foram cortadas devido à Classificação Indicativa, e os episódios referentes aos arcos do Jinputtai (15 e 16), Raijuuta (19 a 21), viagem de trem a Yokohama (22), pirata Shura (25 a 27) e na saga do Shishio os episódios 28 a 32, que compreendem a luta de Kenshin contra Saitou, a morte de Ookubo nas mãos de Soujirou e os episódios que antecedem a aparição de Makoto Shishio na série foram pulados, ficando inéditos até o Cartoon Network os exibir entre setembro e novembro de 2001. Além disso os episódios 38 a 40 foram editados como um único capítulo. 
 
Depois disso a saga de Shogo Amakusa foi exibida até o episódio 75, dessa forma sem ter seu final exibido, e os três últimos arcos de história ("Kaishuu Katsu", "Cavaleiros Negros" e "Feng Shui") permaneceram inéditos no Brasil até meados de 2002, quando foram exibidos pelo Cartoon Network
 

OS FILMES


1º - Samurai X: A Origem (2021)

 

 

Esse é o quinto e último filme da saga, baseado no mangá homônimo de Nobuhiro Watsuki. Ambientado durante a guerra civil que acontece no Japão durante o final da sexta década do século XVII, o longa metragem acompanha a história do famoso espadachim conhecido como Hitokiri Battousai. É um prólogo da história dos filmes.


Disponível na Netflix.
 
 


2º - Samurai X - O Filme (2012)

 


O primeiro filme da saga mostra o começo da jornada de Himura Kenshin. Ele ficou conhecido como um dos melhores assassinos do país. Porém, cansado de tanta matança, abandona sua espada durante uma batalha e jura que não matará mais ninguém.


Sua arma é recolhida por um dos derrotados e, passado algum tempo, uma série de assassinatos relacionados a um anel de ópio começam a acontecer. Himura passa a ser falsamente acusado de assassinato e sua promessa de nunca mais tirar uma vida é testada.


Disponível na Netflix.
 
 
 

3º - Samurai X: O Inferno de Kyoto (2014)

 


Na trama, o malvado Makoto Shishio tenta derrubar o Governo Meji, e Kenshin Himura não tem outra escolha a não ser sacar a espada mais uma vez - apesar de ter prometido não fazê-lo - e lutar pela paz no país.


Disponível na Amazon Prime Video.


 

4º - Samurai X: O Fim de uma Lenda (2014)

 
 
 
Na trama, O fanático revolucionário Shishio zarpa em seu navio couraçado em sua tentativa de iniciar uma guerra civil no Japão para derrubar o governo do Imperador Meiji, levando Kaoru com ele. Para impedi-lo a tempo, Kenshin treina com seu antigo mestre para aprender a sua técnica definitiva.


Disponível na Amazon Prime Video.
 
 
 

5º - Samurai X - O Final (2021)


 
O longa finaliza a saga do herói. É baseado no arco final da série de mangá "Rurouni Kenshin" de Nobuhiro Watsuki, mas sua história é diferente do original. O filme mostra o andarilho pacifista Himura Kenshin obrigado a uma luta de vingança por Yukishiro Enishi.


Disponível na Netflix.
 
 

 OS PERSONAGENS

 
Diferente da outra série que eu comentei aqui no blog, os mesmos atores reprisaram seus personagens durante esses nove anos, nos quais foi filmada a Saga de Samurai X.

A única exceção está no personagem Myoujin Yahiko. Por ser um personagem que é retratado como uma criança, foi preciso mudar o ator no decorrer do tempo.
 
Muitas vezes o autor utilizou nome de pessoas, locais e eventos reais da história do Japão, adaptando-as à história de "Kenshin, O Andarilho".
 

Himura Kenshin
(Sato Takeru
 

Kenshin Himura (绯 村 剣 心 Himura Kenshin), também conhecido como Hitokiri Battousai (人斬り抜刀斎), devido as suas grandes habilidades na prática do Battoujutsu, e é um ex-assassino lendário responsável pela morte de inúmeras pessoas na época do Bakumatsu, quando Kenshin apenas servia seguindo ordem direta da Ishin Shishi, acreditando em uma nova era de melhorias para a população, mesmo sacrificando centenas de vidas para alcançar este objetivo. 
 
Com o final do Bakumatsu, Kenshin se torna um andarilho pacifista agora empunhando uma katana conhecida como Sakabatou (逆 刃 刀 Lit. Espada da lâmina invertida), que tem a lâmina invertida, assim, sendo incapaz de retirar mais vidas, deixando as pessoas apenas inconscientes. 
 
Na infância, Kenshin recebeu de seu pai o nome Shinta. Aos 8 anos os pais de Shinta morreram de cólera e aos 10 ele foi vendido como escravo. Entretanto, a caravana de mercadores de escravos em que ele estava foi atacada por ladrões das montanhas, e todos, exceto ele, foram massacrados antes que Seijuro Hiko interviesse, matando todos os ladrões facilmente. Hiko então deixou Shinta sozinho no campo de corpos, instruindo-o a procurar abrigo no vilarejo mais próximo. 
 
Uma semana depois, após descobrir que Shinta não estava no vilarejo e consequentemente presumindo que tivesse cometido suicídio, Hiko retornou ao local da chacina, e lá encontrou Shinta. Ele havia enterrado todos os corpos com as próprias mãos - incluindo os corpos dos ladrões. Cativado pela força do coração do garoto, ele o adotou rebatizando-o de Kenshin Himura
 
Depois do final da Restauração Meiji, Kenshin passou a viajar por todo Japão oferecendo segurança e ajuda aos mais necessitados, procurando redenção pelos seus crimes. Após 11 anos viajando e ajudando as pessoas, Kenshin se instala no dojo de Kaoru Kamiya, após salvar a vida de Kaoru ao derrotar um grupo de bandidos. 
 
Kaoru percebendo a gentileza e a bondade de Kenshin, o convida para morar no seu dojo. Kenshin, logo no primeiro momento em que viu Kaoru, desenvolveu um sentimento muito forte pela jovem. Ele faz diversos amigos e aliados ao longo da série, incluindo antigos inimigos.  
 
Kenshin terá que usar novamente sua natureza hitokiri para enfrentar antigos e novos inimigos, que ameaçam a segurança das pessoas ao longo da série. 
 
Kenshin, no final da série, casa-se com Kaoru tendo um filho juntos, batizado de Kenji Himura. Em alguns momentos hilários, quando Kenshin é levado a nocaute, ele aparece sorrindo com expiral nos olhos e também pronuncia o bordão "oro", que não aparece na versão dublada do anime. 
 
 
Kamiya Kaoru
(Takei Emi)
 
 
 
Kaoru Kamiya (神 谷 薫 Kamiya Kaoru) é a instrutora de um dojo em Tóquio e a mestra substituta do estilo Kamiya Kashin Ryuu
 
Todos os seus alunos saem quando um grande número de pessoas estão sendo mortas por alguém que dizia ser o Hitokiri Battousai, usando o estilo Kamiya Kashin Ryuu, prejudicando a reputação do seu dojo. Ela decide enfrentar esta pessoa para mostrar a eficiência do seu estilo de esgrima, mas Kaoru é derrotada e posteriormente salva pelo verdadeiro Hitokiri Battousai, Kenshin Himura, que agora é um andarilho pacifista. 
 
Kaoru convida Kenshin para ficar em seu dojo, como ela observa que Kenshin é uma pessoa gentil e bondosa, Kaoru desenvolve um forte sentimento romântico por ele, embora Kenshin seja constatemente perseguido pelos seus crimes cometidos no passado, fazendo Kaoru acreditar que talvez Kenshin não mereça ser feliz. 
 
Kaoru é uma mulher gentil, bondosa, inteligente, corajosa, habilidosa, com uma personalidade muito forte e elétrica e não sabe cozinhar. Kaoru, no final da série casa-se com Kenshin, tendo um filho juntos, batizado de Kenji Himura.  


Sagara Sanosuke
(Aoki Munetaka)


Sanosuke Sagara (相 楽 之 左 助 Sagara Sanosuke) é um personagem popular e carismático entre os fãs da série.  
 
Sanosuke tem uma personalidade forte e determinada, possuindo um senso de justiça inabalável. Tinha como irmão adotivo o capitão da Sekihoutai, Souzou Sagara com quem aprendeu seus ideais de liberdade, cultura e determinação. Mas Sanosuke foi atingido pela tragédia de ver a pessoa que tanto admirava ser morta da forma mais humilhante pelos monarquistas da época pela acusação de "falso exército imperial", adquirindo um forte ódio pelos monarquistas e principalmente pelo Hitokiri Battousai, principal responsável pela morte de Souzou, e justamente este ódio, fez os seus caminhos se encontrarem. 
 
Sanosuke vivia como um mercenário, inserindo a escrita Aku (Mau) em suas costas, passando a vagar pelo Japão comprando brigas com pessoas que estivessem dispostas a pagar, para acalmar sua ira lutando, e conseguindo dinheiro pelas brigas que provocava, ficando conhecido como Kenkaia Zanza (O Lutador de Aluguel). 
 
Sanosuke se encontra com Kenshin Himura (Hitokiri Battousai) após uma luta entre eles, Sanosuke é facilmente derrotado e convencido por Kenshin a abandonar este trabalho de mercenário e começar a proteger as pessoas. 
 
Após este encontro, Sanosuke se torna o melhor amigo de Kenshin, agindo como parceiros na maioria das lutas. No final, Sanosuke ajuda Kenshin a se reunir com Kaoru, mesmo ciente que seu amigo estava doente.
 
 
 Myoujin Yahiko
(Tanaka Taketo, Oyagi Kaito, Onishi Riku)
 

Yahiko Myoujin (明神 弥彦 Myōjin Yahiko) é um órfão descendente de uma família de samurais. Yahiko foi forçado a trabalhar como um ladrão para pagar a dívida que seus pais tinham deixado, pois morreram antes que pudessem pagar suas dívidas. 
 
Quando Yahiko é resgatado por Kenshin Himura passa a querer ser como Kenshin quando crescer. Mas, por causa das suas fortes crenças, Kenshin já não ensina seu estilo de esgrima. Portanto, Kenshin pede para Yahiko ser treinado por Kaoru Kamiya, a professora do dojo Kamiya
 
O garoto vive brigando com Kaoru, mas tem uma relação muito especial com ela, Yahiko têm uma grande admiração por Kenshin e Sanosuke, especialmente Kenshin. Como a história vai progredindo, Yahiko se torna um hábil espadachim, assumindo a Sakabatou de Kenshin e o Aku (Mau) nas costas de Sanosuke Sagara
 
Aos 15 anos, Yahiko se torna um espadachim habilidoso e é presenteado por Kenshin com uma katana japonesa. 
 
 
Takani Megumi
(Aoi Yu


Megumi Takani (高荷 恵 Takani Megumi) é uma farmacêutica descendente de uma conceituada família de Goten-I (Médico Palaciano) da região de Aizu
 
Durante a Guerra de Aizu (1868), os membros da família Takani foram enviados para ajudar os feridos no campo de batalha. O patrono da família e pai de Megumi, morreu em batalha. A mãe e os irmãos de Megumi desapareceram. Deixada para trás, Megumi permaneceu sozinha por algum tempo até arrumar emprego como assistente de um médico, sem saber que ele trabalhava para o traficante Kanryuu Takeda como fabricante de drogas. 
 
Durante uma discussão, o médico foi morto por Kanryuu, e Megumi teve de assumir a função dele na fabricação da droga, até que Kenshin Himura e seus amigos a resgatam. 
 
Desde então passou a trabalhar como médica no consultório do doutor Oguni Gensai. Megumi visita com frequência o dojo de Kaoru Kamiya, como uma disputa pelo amor de Kenshin. Entretanto, tudo indica que Megumi passou a gostar de Sanosuke Sagara.  
 
 
 Saitou Hajime
(Eguchi Yosuke)
 

Hajime Saitou (斎藤 Saitō Hajime) é um personagem inspirado em um personagem real da história japonesa. Hajime Saitou têm uma rivalidade de longa data com Kenshin Himura, com quem lutou diversas vezes no passado. 
 
Durante o período da Restauração Meiji, Saitou Hajime fez parte do Shinsengumi, uma tropa de elite do Xogunato, composta pelos samurais mais habilidosos, e enfrentou Kenshin algumas vezes. 
 
Após a vitória do Imperador Meiji, Saitou Hajime tornou-se capitão do exército do Imperador, formando uma relação de respeito com Himura Kenshin
 
Saitou acredita firmemente na filosofia do Aku Soku Zan (o mal imediatamente eliminado) que é um jeito grosseiro de falar cortar o mau pela raiz
 
 
Makimachi Misao
(Tsuchiya Tao
 

Misao Makimachi (巻町 操 Makimachi Misao) é uma jovem kunoichi de Quioto, que foi criada por Okina/ Nenji Kashiwasaki (Min Tanaka) o ancião dos Vigias de Kyoto, após um pedido feito por Aoshi Shinomori
 
Ela viaja para Tóquio em busca de Aoshi, a quem ama intensamente. Misao se encontra com Kenshin Himura na estrada, e se tornam amigos e aliados.
 
 
 
Shinomori Aoshi
(Iseya Yusuke
 

Shinomori Aoshi (四乃森 蒼紫) é o líder da Oniwabanshuu de Tokyo. Ele é um espadachim habilidoso que é altamente respeitado pelos seus companheiros. 
 
Torna-se um amigo e aliado de Kenshin Himura, após ser derrotado duas vezes por ele. 
 
 
 
 Yukishiro Tomoe
(Arimura Kasumi)
 

Tomoe Yukishiro (雪代 巴 Yukishiro Tomoe) é o primeiro amor de Kenshin Himura e a irmã mais velha de Enishi Yukishiro
 
Tomoe buscava secretamente vingança contra Kenshin por este ter matado seu noivo, Akira Kiyosato. Para atingir tal objetivo, ela se alia à Yaminobu. Ela estava bêbada quando testemunhou a luta entre Kenshin e um ninja mercenário da Yaminobu. Tomoe apenas notou sua presença depois, exclamando: "Você realmente faz chover sangue!"
 
Kenshin se pergunta se devia matá-la, devido ao seu protocolo de matar qualquer testemunha mas, Tomoe desmaiou por causa do choque e da bebida, então Kenshin a levou para a pousada onde estava hospedado, que também servia como um quartel-general da Ishin Shishi
 
Tomoe se emprega como serviçal do estabelecimento. Durante o tempo de convivência, Tomoe e Kenshin desenvolveram um relacionamento indefinido, onde Tomoe percebeu que Kenshin era mais uma criança pura e inocente, que um brutal homicida. 
 
Enquanto isso, a Ishin Shishi estava virtualmente dividida em dois quando incendiaram Kyoto causando o famoso conflito com os mortais Shinsengumi. Após a crise sofrida na campanha Choushuu, Katsura Kogoro ordenou que Kenshin e Tomoe abandonassem a região e fugissem para um remoto vilarejo, onde assumiriam a identidade de um farmacêutico e sua esposa. 
 
Com o tempo, o que era um casamento de fachada acabou se tornando num amor recíproco e Kenshin jura proteger Tomoe. Ela, tomada pela gentileza dele, resolve abandonar seu plano de vingança contra Kenshin, pois apesar dele ter causado sua infelicidade, lhe trouxe uma nova felicidade. Por isso, ela decide fugir. Porém, quando Kenshin vai atrás de Tomoe, acidentalmente a mata, ao protegê-la de um ataque. O assassinato de sua amada provoca uma nova ferida em seu rosto formando o famoso "X". 
 
  

O Samurai X da realidade


"Samurai X", ou "Rurouni Kenshin", traz a romântica e emocionante história de um assassino que jura nunca mais matar novamente.

Quando Himura Kenshin salva a vida da adorável Kaoru, que administra uma escola e ensino para jovens estudantes a arte da espada, o protagonista é obrigado a quebrar a promessa para proteger quem realmente ama.

A trama do anime é bastante romântica, e termina com um final feliz para o triste protagonista.

O personagem Himura Kenshin é inspirado por um samurai da realidade, chamado Kawakami Gensai, que viveu durante um período bastante conturbado da história do Japão.

Gensai era um homem honrado e pacifista, com habilidades lendárias no manejo de sua espada. Diferentemente da trama do "Samurai X", no entanto, a vida do guerreiro original não terminou com um final feliz.

Nascido em 1832 como Komori Genjiro, o pequeno Gensai foi adotado pela família Kawakami aos 11 anos.

O guerreiro estudou artes acadêmicas e esgrima de maneira simultânea na infância e adolescência, revelando rapidamente o talento com a espada.

No final da adolescência e início da vida adulta, Gensai tornou-se aprendiz do lendário padre guerreiro Hayashi Oen.

Na mesma época, o samurai desposou uma mulher chamada Misawa Teiko – que por si só era uma grande especialista em artes marciais – e com ela teve um filho chamado Gentaro.

Gensai viveu durante o fim da Era Edo no Japão, um período turbulento onde as políticas de xogunato do Império e seu isolamento internacional começavam a ruir.

Embora tenha trabalhado por muitos anos como soldado e guarda-costas, Gensai ficou mais famoso pelo assassinado de Sakuma Shozan, um político que tinha o objetivo de incentivar negócios entre o Japão e as nações estrangeiras.

O samurai acabou preso por se juntar a um grupo de guerrilha, conhecido como Kiheitai, contra o xogunato.

Após deixar a cadeia, o guerreiro mudou seu nome para Kouda Genbei e retornou ao seu lar em Kumamoto, onde se tornou um professor.

No entanto, em 1870, Gensai foi preso novamente por dar abrigo a membros do Kiheitai que fugiam do governo. Por suas ações, o samurai foi condenado à morte, executado por decapitação em 1872.

Assim como Kenshin, o protagonista de "Samurai X", Gensai foi um homem pacífico, que preferia à quietude de sua vila ao tumulto das batalhas – mas que não hesitava em lutar por suas crenças e para proteger os entes queridos.

Confira uma foto real do guerreiro abaixo! 
 
 
 
 
 


0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço muito o seu comentário.