Samjang
Este termo aparece no drama "Uma Odisseia Coreana" (Hwayugi). Segundo a história, samjang é uma pessoa especial, predestinada.
Samjang é um ser humano, enviado pelo plano espiritual ao plano físico em épocas de grande perigo.
A pessoa destinada a ser samjang terá um guardião, um ser espiritual, que deverá protegê-la e ajudá-la a realizar a sua missão.
A missão de um samjang é impedir que as forças maléficas invadam e destruam o plano físico, e para isso, samjang deverá sacrificar a sua vida pelo bem maior.
Neste drama, a Samjang tem uma fragrância de lótus. Lótus cresce em uma condição muito lamacenta. De uma maneira muito metafórica, a Samjang cresceu de uma maneira muito sombria. Todos a evitam por causa de suas habilidades de ver fantasmas. O passado de Samjang representa o lago lamacento no qual o Lótus cresceu. Apesar de tudo, o lótus se destaca devido à beleza da flor. De certa forma, Samjang é a flor de lótus. Apesar de crescer sozinha, ela é forte e bonita.
Curiosidade
Na culinária coreana existe um prato chamado ssamjang que é uma pasta espessa e picante usada com comida enrolada em folha. O molho é feito de doenjang, gochujang, óleo de gergelim, cebola, alho, cebola verde e, opcionalmente, açúcar mascavo.
Ssamjang é geralmente consumido com um ssam de carne grelhada. Normalmente, coloca uma folha de alface ou perilla em uma mão aberta, coloca os principais componentes da refeição (carne grelhada como galbi ou samgyeopsal, kimchi e outros banchan, arroz, se desejar) em pedaços pequenos no centro, no topo com ssamjang, envolve a folha em todo o conteúdo e, em seguida, come o ssam embrulhado. Também é servido como um mergulho com pimentas.
Ssam significa "embrulhado" e jang significa "pasta" ou "molho grosso". Juntos como ssamjang eles significam "molho de embrulho".
Depois de descobrir que existe um "molho de embrulho" chamado ssamjang, imagino que para os coreanos deve ter sido um toque a mais, quando o Son Oh-Gong ficava dizendo que estava preparando um molho para comer a garota! Deve ter ficado um trocadilho bem engraçado!
Nossa eu amei essa série
ResponderExcluirMuito boa, né?! Um abraço.
ExcluirEu também amei essa serie. E as roupas sao lindas. Eu nao sabia que a Coreia é tao fria.
ExcluirEu também amei essa serie. As roupas sao lindas. Eu só nao sabia que na Coreia fazia tanto frio. Nao consigo ver as series de lá e sentir o quanto eles sao seres humanos melhores e superiores que nós brasileiros. É uma cultura que está mil anos luz a frente da nossa cultura com suas crencas tao primitivas e suas verdades e comportamentos sao arcaicos.
ResponderExcluirBruno, não se deixe levar pelo que vemos nos dramas. A cultura deles é bem diferente da nossa e tem pontos bons e ruins, não dá para dizer que são melhores do que nós em tudo.
ExcluirAbraços