Our social:

domingo, 17 de novembro de 2019

O Princípe do Café


Ficha Técnica

Título original: 커피 프린스 1호점
Título romanizado: keo-pi-peu-rin-seu 1ho-jeom
Também conhecido como: Coffee Prince, The 1st Shop of Coffee Prince
N.º de episódios: 17
Gênero: romance, comédia
Rede de transmissão: MBC
Período de transmissão: 02/07/2007 - 27/08/2007
Classificação: PG-13
País: Coreia do Sul 
 
 

Sinopse

A jovem Go Eun Chan (Yoon Eun Hye), cujos maneirismos de garoto e boa aparência andrógena fazem com que seja confundida com um garoto bonito, carrega o fardo de sustentar sua mãe irresponsável e irmã mais nova depois da morte de seu pai. 
 
Choi Han Kyul (Gong Yoo), o herdeiro de uma grande empresa alimentar, está sob pressão constante de sua avó para entrar no negócio de família e se casar para fornecer a próxima geração de herdeiros. Como resultado, Han Kyul é forçado a ter muitos encontros combinados e a assumir uma cafeteria velha. 
 
Os mundos de Eun Chan e Han Kyul colidem um dia, e Han Kyul confunde Eun Chan com um homem. Han Kyul contrata Eun Chan para fazer de seu amante gay para que a sua avó o deixe em paz e pare com os encontros combinados. Desesperada por dinheiro, Eun Chan não só aceita o estratagema mas também mantém seu disfarce masculino para conseguir um trabalho na cafeteria de Han Kyul
 
Para revitalizar a cafeteria, Han Kyul chama-lhe “Príncipe do Café” e contrata apenas homens bonitos para trabalhar lá. Mas Han Kyul começa a questionar sua sexualidade quando começa a desenvolver uma atração pela carismática Eun Chan
 
“Príncipe do Café”, também conhecido como “O Primeiro Negócio do Príncipe Cafeteiro” e “Cafeteria do Príncipe”, e um drama sul-coreano de 2007 dirigido por Lee Yoon Jung. Baseado em um romance popular por Lee Sun Mi, o show recebeu muitos prêmios da televisão.


Sobre
 
Para quem não tem familiaridade, gender bender é em tradução literal um “dobrador de gênero”, ou alguém que rompe com as expectativas de como deve ser determinado gênero, seja feminino ou masculino — no jeito de vestir, comportamento e interação social.

De cara, vemos quatro aspectos fundamentais em dramas asiáticos: 
  1. O arquétipo da Cinderela - já perdi as contas de quantos dramas tem essa mesma premissa! Afinal, o comum é a mulher ser pobre e o cara rico, né? Reflexo de sistemas familiares patriarcais e da desigualdade social e econômica entre os homens e mulheres. É, não tem nada de conto de fadas e magia, é pura política mesmo. 
  2. A cultura local asiática do casamento arranjado que ainda prevalece, mesmo que de forma menos autoritária e invasiva. 
  3. Que há uma diferença salarial decisiva entre homens e mulheres na Coreia do Sul! E assim fica meio difícil não ter tantas Cinderelas.
  4. Homossexualidade, um tema espinhoso e evitado por muito tempo na TV em geral, imagina na TV asiática!

Coffee Prince é um k-drama “pé no chão” e nos dá todo tempo do mundo para entender o que seus personagens sentem, como reagem e porquê. 
 
A construção da relação entre Eun Chan (Yoon Eun Hye) e Han Kyul (Gong Yoo) é natural e honesta, feita com todo aquele cuidado que quem assiste doramas sabe como é. As narrativas audiovisuais televisivas na Ásia não possuem um apelo erótico explícito como vemos em séries norte-americanas ou novelas brasileiras. 
 
Uma característica que muitos telespectadores de dramas consideram um enaltecimento do romantismo, uma homenagem ao ritual da conquista, e que vejo mais pela ótica de que é gostoso acompanharmos atenciosamente a evolução de uma relação, cada passo, cada nível, e acreditamos naquilo porque nos foi mostrado de forma verossímil. 
 
Acreditamos na amizade dos “garotos” Eun Chan e Han Kyul, junto aos outros meninos do café, e assim confiamos o suficiente para sentir a tensão sexual entre os protagonistas, que nos deixará ansiosas e suspirando. 

E agora chegamos ao que mais amo a respeito do desfecho de Coffee Prince: Eun Chan não recebe um makeover, quando a mocinha sofre uma transformação no visual, e adquiri uma aparência feminina e vaidosa
 
No final, Eun Chan amadurece e muda ao conhecer outros lugares, culturas e pessoas, quando fica dois anos estudando fora para barista. Porém, ela continua vestindo roupas básicas e confortáveis, optando pelo cabelo curto e aparece com uma maquiagem bem sutil. As pequenas mudanças que ocorrem, não são para que Eun Chan se adéque a um padrão, nem para ser aceite por um homem — Han Kyul já a amava, ele se apaixonou não importando o gênero.
 
Ao procurar um vídeo no YouTube para representar este drama, vi que a maioria deles dá ênfase nos muitos beijos quentes que acontecem durante a trama. Realmente, nesse drama tem cada beijo de tirar o fôlego!
 


0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço muito o seu comentário.