Our social:

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Jornada ao Oeste



西遊記
(Xī Yóu Jì)
Jornada ao Oeste

Primeira edição conhecida do livro, do século XVI
Autor(es) Wu Cheng'en (吴承恩)
Idioma Chinês
País China
Género Mitologia chinesa
Fantasia
Aventura
Lançamento 1592 (impressão)
Edição brasileira
Tradução Adam Sun
Editora Conrad Editora
Lançamento 2008 (1º volume) e 2010 (2º volume) (Cancelado)
ISBN 9788576162841
ISBN (vol. 2) 8576163969


Jornada ao Oeste (chinês simplificado: 西|游|记; chinês tradicional: 西|遊|記; pinyin: Xī Yóu Jì; Wade-Giles: Hsi-yu chi) é um romance mitológico do escritor chinês Wu Chengen, que apareceu anonimamente por volta de 1570, em meados da Dinastia Ming. A lenda de Jornada ao Oeste baseia-se na peregrinação e perseguição do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo, e conta a história da lenda chinesa de Sun Wukong (Rei Macaco).

O romance é descrito baseado na integração do folclore e baladas antigas com experiência pessoais em sociedade.

Na história, Sun Wukong (Rei Macaco) é descrito por Wu Cheng'en como uma figura lendária com extraordinários poderes. Sun Wukong acompanha e protege a jornada do monge Tang Xuanzang para o oeste em busca do Sutra (escritos sagrados do Budismo).

O teatro de marionetes de Quazhou, na costa sudeste da China, tem a tradição de encenar a história de Xuanzang que remete ao tempo anterior à própria publicação do romance (1271 a 1368 d.c.).

A princípio, Akira Toriyama pretendia fazer de seu mangá Dragon Ball uma releitura moderna do conto, tanto que Son Goku se assemelha ao macaco Sun Wukong.

No Brasil

Em 2002, a editora Horus tornou-se pioneira com o lançamento da obra no Brasil. Pela primeira vez em português, a obra intitulada "O Macaco Peregrino ou a Saga ao Ocidente" veio preencher uma lacuna existente no mercado editorial brasileiro. A obra, inicialmente traduzida do chinês para o inglês por Arthur Waley, teve a sua tradução para o português por Lea P. Zilberlicht.

Em 2003 a editora Odysseus lançou uma adaptação da obra por David Kherdian, intitulada "Macaco: Uma Jornada para o Oeste".

Em 2008, a Conrad Editora, editora que publicou na íntegra o mangá de Dragon Ball, anunciou a publicação do romance em três tomos, o segundo volume foi lançado em 2010, contudo, a coleção foi cancelada.

Na NetFlix existem dois filmes que contam esta história: "O Rei Macaco" e " O Rei Macaco 2".

Vi recentemente trailers de um novo drama, e parece que contará uma versão dessa história. Chama-se "A Korean Odyssey", previsto para estrear no próximo dia 23 de dezembro de 2017.



0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço muito o seu comentário.