Our social:

domingo, 25 de julho de 2021

Samurai X: O Filme

 


 Ficha Técnica

 

Título original: るろうに剣心
Também conhecido como: Rurōni Kenshin , Ruroni Kenshin , Rurouni Kenshin: Origins , Rurouni Kenshin Part I: Origins , Rurouni Kenshin , Samurai X: O Filme , Samurai X: Origem , Samurai X Parte I: Origem , Samurai X Parte I , Rurouni Kenshin: Origem
Roteirista e Diretor: Otomo Keishi
Roteirista: Fujii Kiyomi
Gêneros: Ação, Aventura, Thriller, Histórico, Drama
Data de Lançamento: Ago 25, 2012
Duração: 2 hr. 14 min.
Classificação: G - Todas as Idades
País: Japão  


Sinopse

 

O ex-lendário assassino Himura Kenshin (Sato Takeru) tornou-se um samurai errante. Oferecer ajuda e proteger os necessitados como expiação é o seu lema de vida para remediar os seus feitos passados.

Durante esse tempo, ele conhece e auxilia Kamiya Kaoru (Takei Emi). O pai dela abriu a Kamiya Kasshin-ryu, uma escola de Kendo localizada em Tóquio e Kaoru agora é instrutora lá.

Kaoru então convida Kenshin para ficar em seu dojo. O relacionamento deles se desenvolve ainda mais, mas Kenshin ainda é assombrado por seu passado violento.

Adaptado da série de mangá "Rurouni Kenshin", escrita e ilustrada por Watsuki Nobuhiro.



Sobre

Meu filho mais novo diz que as adaptações de mangás para live action são todas muito ruins.
 
Como eu não li o mangá e nem vi o anime, acredito que essa adaptação de "Samurai X" está muito bem feita!


As imagens abaixo mostram os personagens no anime e no live action.


 
 
Todo o conflito de consciência do personagem principal é bem desenvolvido e explorado no filme. 
 
O texto a seguir, que conta uma parte da história do personagem Himura Kenshhin, foi retirado de uma matéria escrita em 2014 por Clearsky para o site Rádio JHero, e alterado por mim.
 
Nascido de uma família pobre de camponeses, com o nome Shinta (o significado do nome é "Espírito Nobre"), perdeu seus pais para a cólera aos oito anos. Quando completou dez, inevitavelmente, ele foi vendido como escravo.

Na estrada, a caravana de escravos para a qual ele foi vendido é atacada por ladrões. Todos ali presente, com exceção dele, foram mortos. Quem interviu naquele massacre, salvando sua vida, foi Seijuro Hiko, que matou todos os ladrões.

Hiko não tinha ligações com Shinta, por esse motivo o deixou, no que havia se tornado um campo de batalha, sozinho. Antes de partir, o mandou procurar abrigo no vilarejo próximo. Porém, tendo passado algum tempo, Hiko percebeu que o garoto não havia ido ao vilarejo e o foi procurar.

Ao retornar ao local do ataque, Hiko ficou surpreso, pois Shinta havia enterrado os corpos de todos que ali estavam, incluindo os dos bandidos. Ele realmente ficou tocado pela força do coração e pela bondade do estranho menino e decidiu adotá-lo como seu discípulo.

Hiko o deu um novo nome: Kenshin (ken = espada, Shin = coração). Mais a frente, em sua vida, o próprio Kenshin adota o nome Himura, da vila escarlate, como seu nome de família. Assim surgiu o nome que conhecemos: Himura Kenshin.

O estilo da espada que Hiko passou a treinar Kenshin foi o Hiten Mitsurugi Ryu (sagrada espada que voa no céu). Kenshin era um bom aprendiz e dominava rapidamente o estilo. Aos 14 anos, Kenshin tomou a decisão de se envolver com a revolução que estava para acontecer. 
 
Essa revolução é a Restauração Meiji (que realmente aconteceu), onde o objetivo era derrubar o poder do xogunato e restaurar os poderes do imperador, acabando por promover a modernização do Japão e a abertura de seus portos para as nações estrangeiras.

Isso realmente foi contra o ponto de vista de Hiko, seu mestre. O mesmo já sabia que, devido à força que Kenshin possuía, o lado que ele escolhesse apoiar, com certeza, seria o lado vencedor.

Essas diferentes formas de pensar levaram Kenshin a abandonar o seu treinamento para lutar pelas pessoas. Ele acreditava que sua espada e sua força eram capazes daquilo, que o tornavam capaz de ajudar a criar um mundo melhor.

Mas nem tudo é bom. Sua escolha o levou a matar muito, mas muito mais pessoas que pudera imaginar. Ele enfrentou inimigos fortes e encarou a morte de perto. Era invencível. Por isso, ele adquiriu um nome de guerra: Hitokiri Battousai.

Hirotiki significa retalhador. Já Battousai é devido à técnica de matar com apenas um golpe (no saque da espada): Battoujutsu. Suas técnicas eram inigualáveis e por isso ganhou o título do mais forte.

Com o fim da revolução, o lado que ganhou foi justamente o lado em que Kenshin estava lutando. Como previu Hiko, foi o do Governo. Após isso, Kenshin sumiu e seu nome passou a ser lendário. Com ele, também se foi uma promessa: a de nunca mais matar homem algum.

Kenshin então passou a ser um Rurouni (andarilho) e vagou sentindo-se culpado pelo sangue que agora estava em suas mãos. Ele finalmente encontrou paz em um vilarejo, mais especificamente num dojô da família Kamiya. Lá, ele conheceu a doce Kaoru Kamiya.

Ele fez novas amizades e viveu por um tempo em paz. Contudo, inimigos do passado, refiro-me a espadachins remanescentes da revolução, voltaram para atormentá-lo. Para fazê-lo voltar a matar. Para fazê-lo voltar a ser o Hitokiri Battousai.

Gosto muito da cultura japonesa, seus costumes, suas lendas. Admiro a honra dos samurais e o seu rígido código de conduta. Por isso, mesmo sem acompanhar o mangá ou o anime de "Samurai X", gosto muito dessa história e fiquei fã do ator principal, Sato Takeru.
 
 

 
As cenas de luta são muito bem feitas, com um estilo bem diferente do que estou acostumada nos dramas chineses e coreanos. As lutas são ágeis, frenéticas, mal dando tempo para você respirar!
 
 






0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço muito o seu comentário.